Educação especial em ação
A coordenação da escola estadual D.Pedro II,em Porto Nacional TO, tem como proposta de atuação, promover a inclusão, sempre que possível, da pessoa com deficiência, na sala de aula da rede regular, intermediando e acompanhando todo o processo de inclusão destes indivíduos.
Oferecemos, por meio desta coordenação, o atendimento especializado educacional (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais, assessoria aos professores das salas regulares e orientação a família, alunos e comunidade de Porto Nacional nas diversas áreas da deficiência, buscando favorecer uma melhor qualidade no processo de ensino aprendizagem deste aluno.
Os serviços oferecidos pela sala de recurso contemplam:
Realiza visitas nas escolas e, quando preciso, ás residências para efetivação das triagens dos alunos com deficiência ou apenas com suspeitas, matriculados na Rede de Ensino estadual e Município de Porto Nacional.
A atuação desta também contempla prestar assessoria aos professores da Sala Regular por meio de orientações, realização de palestra de cunho preventivo para as escolas, visando colaborar no processo de inclusão dos nossos alunos com deficiência.
Atualmente esta equipe está composta pelas professoras Keila Gomes Nunes, Maria Pereira da Silva; graduadas e especialistas nas áreas de DV ( deficiência visual) com conhecimento em BRAILLE; DA ( deficiência auditiva) com conhecimento em LIBRAS; além de conhecimento em síndrome de donw ,dislexia, baixa visão,dificuldade motora.
Ações de sucesso da sala de recurso da Escola Estadual D.Pedro II 2009
• Aula campo, festa junina;
• Gincana do dia das crianças e do estudante;
• Amostra de dança;
• Hora cívica;
• Semana do excepcional;
• Noite de sucesso do circuito campeão;
• Aulas no LABIN.
Deficiência visual DV
Ações e estratégias metodológicas
Utilização de material pedagógico na aprendizagem
Aprendizagem do alfabeto e os números em BRAILLE
Utilização de tecnologia (computador, programas Dosvox) no aprendizado.
Baixa visão
Ações e estratégias metodológicas
Alfabetização utilizando vários recursos como:
Caderno de pauta ampliada
Lupa suporte de madeira
Jogos pedagógicos ( quebra cabeça, encaixe, alinhavo, dominó,etc.
Deficiência auditiva
Ações e estratégias metodológicas
O alfabeto e os números em língua de sinais LIBRAS
Associação de figuras ou imagens com palavras e gestos em LIBRAS
Atividade diversificada de leitura escrita.
Deficiência mental e síndrome de Down
Ações e estratégias metodológicas
Discriminação visual
Leitura e escrita
Sistemas numéricos raciocínio lógico matemático
Coordenação motora
Orientação espacial
Lateralidade
Classificação e seriação
Dinâmicas e jogos
Datas comemorativas
Filmes e musicas
LABIN da escola
A coordenação da escola estadual D.Pedro II,em Porto Nacional TO, tem como proposta de atuação, promover a inclusão, sempre que possível, da pessoa com deficiência, na sala de aula da rede regular, intermediando e acompanhando todo o processo de inclusão destes indivíduos.
Oferecemos, por meio desta coordenação, o atendimento especializado educacional (AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionais, assessoria aos professores das salas regulares e orientação a família, alunos e comunidade de Porto Nacional nas diversas áreas da deficiência, buscando favorecer uma melhor qualidade no processo de ensino aprendizagem deste aluno.
Os serviços oferecidos pela sala de recurso contemplam:
Realiza visitas nas escolas e, quando preciso, ás residências para efetivação das triagens dos alunos com deficiência ou apenas com suspeitas, matriculados na Rede de Ensino estadual e Município de Porto Nacional.
A atuação desta também contempla prestar assessoria aos professores da Sala Regular por meio de orientações, realização de palestra de cunho preventivo para as escolas, visando colaborar no processo de inclusão dos nossos alunos com deficiência.
Atualmente esta equipe está composta pelas professoras Keila Gomes Nunes, Maria Pereira da Silva; graduadas e especialistas nas áreas de DV ( deficiência visual) com conhecimento em BRAILLE; DA ( deficiência auditiva) com conhecimento em LIBRAS; além de conhecimento em síndrome de donw ,dislexia, baixa visão,dificuldade motora.
Ações de sucesso da sala de recurso da Escola Estadual D.Pedro II 2009
• Aula campo, festa junina;
• Gincana do dia das crianças e do estudante;
• Amostra de dança;
• Hora cívica;
• Semana do excepcional;
• Noite de sucesso do circuito campeão;
• Aulas no LABIN.
Deficiência visual DV
Ações e estratégias metodológicas
Utilização de material pedagógico na aprendizagem
Aprendizagem do alfabeto e os números em BRAILLE
Utilização de tecnologia (computador, programas Dosvox) no aprendizado.
Baixa visão
Ações e estratégias metodológicas
Alfabetização utilizando vários recursos como:
Caderno de pauta ampliada
Lupa suporte de madeira
Jogos pedagógicos ( quebra cabeça, encaixe, alinhavo, dominó,etc.
Deficiência auditiva
Ações e estratégias metodológicas
O alfabeto e os números em língua de sinais LIBRAS
Associação de figuras ou imagens com palavras e gestos em LIBRAS
Atividade diversificada de leitura escrita.
Deficiência mental e síndrome de Down
Ações e estratégias metodológicas
Discriminação visual
Leitura e escrita
Sistemas numéricos raciocínio lógico matemático
Coordenação motora
Orientação espacial
Lateralidade
Classificação e seriação
Dinâmicas e jogos
Datas comemorativas
Filmes e musicas
LABIN da escola
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